CASA ALCOUTINS

ARQUITECTO/DESIGNER

José Guedes Cruz
Marco Martinez Marinho
César Marques

COLABORADORES

Patrícia Maria Matos
Nelson Aranha

LOCALIZAÇÃO

Alcoutins, Lisboa, Portugal

DATA

2011

DESCRIÇÃO

O sítio é o plano onde os nossos projectos se tornam arquitectura.

É sobre isto que construímos e o que vemos são as formas aparentes, aquelas que aparecem por cima deste plano.

Na Casa de Alcoutins a verdadeira forma é aquela que tem como suporte um avião que se encontra 3,5 metros abaixo do nível do solo. É como um lago, onde os volumes flutuam ou descansam sobre a base, onde vemos apenas a parte que aparece acima da linha de água.

A Casa Alcoutins segue o método de produção do espaço que suporta os nossos projectos, fazendo um modelo de estudo em madeira de balsa e tábua K-Line. Neste processo vale a pena mencionar a parte não programada e intuitiva; aquela que surge de actos esporádicos livres de qualquer preconceito que não seja o resultado da análise das características objectivas de condicionamento do local e de qualquer sistema regulador do desenho arquitectónico.

Esta casa é contemporânea da casa Belas, com apenas algumas semanas entre elas, e a sua forma é também o resultado da força do acaso que interfere no processo de composição com base na análise lógica. Uma conversa em torno da mesa onde se encontravam pedaços do modelo, restos do modelo daquela casa, que na sua disposição aleatória esperavam alguém para os salvar do provável destino do caixote do lixo. Com os nossos olhos no mapa do local, a nossa memória recordando o programa funcional da casa e as nossas mãos “jogando” com os pedaços de cartas, foram definidos planos, formaram-se volumes e assim nasceu a Casa Alcoutins.

Racionalismo e intuição em passos e proporções incomensuráveis.

Other Projects