Micaela Sobral
Luís Monteiro
Fabricantes: Amorim Cortiça, Preceram, Represtor, Thermowood
Aroeira, Portugal
250.00 m2
2018
A casa está situada numa floresta de pinheiros perto da praia com uma grande falésia como palco. Em busca da luz e da linha oblíqua da falésia, a casa ergue-se e vira-se sobre si mesma.
Esta casa foi concebida por princípios bioclimáticos de forma natural. A fachada é coberta com cortiça ao nível do solo, transmitindo conforto interior e uma ligação intrínseca à terra, permitindo que o volume superior se solte e que a casa se torne leve.
A casa expande-se para uma área privada de pinhal que funciona como um pátio. Através destes grandes vãos a sul, a casa vive constantemente do seu contacto com o exterior sendo garantida a sua privacidade pelas poucas aberturas para pátios nas restantes fachadas escondidas por elementos verticais de madeira. A casa não é grande nem pequena, tem o tamanho de uma casa, o que é sempre uma grande sensação.
O projecto foi sustentado por um conjunto de soluções energéticas passivas que contribuem grandemente para a redução do gasto de energia e soluções ambientalmente sustentáveis.
Desde a implementação e orientação, passando pela abertura de vãos e o seu sombreamento.